Quando fazer a manutenção do carro?

Quando fazer a manutenção do carro: Qual é a diferença entre intervalos de inspeção fixos e flexíveis, com que frequência um carro deve ser inspecionado, quando deve ser realizada  a primeira manutenção?

Confira tudo o que é preciso saber sobre a manutenção preventiva de veículos, aqui nesta página. 

A manutenção do carro deve ser realizada de acordo com o manual do veículo, pois no mesmo há as principais recomendações do fabricante em relação a verificação dos componentes do veículo. O serviço de inspeção tem como principal objetivo garantir a segurança do veículo e seu bom desempenho na estrada, além de contribuir para um melhor estado de conservação. 

Quando fazer a manutenção do carro?

Mesmo que o proprietário tenha interesse em contratar serviços como a proteção veicular ou seguro auto para proteger em casos de danos, por exemplo, isso não anula a necessidade de realizar as manutenção frequentes para evitar avarias, acidentes e altos custos com reparos (alguns podem não ser cobertos 100% pela seguradora). 

Por isso, é essencial saber quando fazer a manutenção do carro e demais informações sobre esse tipo de serviço.

Quando fazer a manutenção do carro?

Anteriormente, o indicado é que a primeira manutenção do carro fosse realizada após 5.000 km (carros novos), e as demais entre 10.000 km a 15.000 km. No entanto, atualmente, cada veículo possui sua recomendação de acordo com o manual do proprietário, pois é levado em consideração o tipo de veículo, modelo, marca, etc.

Os intervalos de manutenção não são mais estritamente baseados na quilometragem. Graças aos componentes eletrônicos do veículo mais desenvolvidos, o desgaste das peças é reconhecido e informado no painel de bordo, e isso permite que os intervalos de manutenção sejam adaptados aos requisitos. 

Fala-se de intervalos de inspeção flexíveis em vez de fixos. O próprio veículo calcula quando e com que frequência um carro precisa de manutenção com base no uso. Resumindo, é mostrado no display de intervalo de serviço, isso para os veículos mais recentes no mercado.

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Intervalos de manutenção do carro fixo ou flexível

Os intervalos fixos de inspeção são mais vantajosos para veículos com baixa quilometragem (condutores pouco frequentes) e para condutores com estilo de condução cuidadoso. Assim, intervalos de manutenção flexíveis podem ser mais baratos para motoristas frequentes ou para veículos usados ​​com frequência. 

Uma declaração como “Serviço a cada 15.000 quilômetros ou uma vez por ano” deve ser entendida como significando que um carro deve ser inspecionado pelo menos anualmente ou após 15.000 km – dependendo de qual critério for atingido primeiro. Por exemplo, depois de um ano e com uma quilometragem de apenas 6.000 quilômetros, os motoristas que dirigem com pouca frequência precisam ir à oficina para uma inspeção anual. 

Nesse caso, por exemplo, motoristas frequentes com quilometragem de 15.000 quilômetros devem ser atendidos após apenas oito meses.

Intervalos de manutenção de carro novo 

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Em veículos novos, o computador de bordo indica quando a inspeção é devida

Usando o exemplo da VW, gostaríamos de mostrar qual é a diferença. A especificação para os intervalos de inspeção flexíveis para novos modelos Volkswagen é “após notificação”. 

Funciona da seguinte forma: O computador de bordo registra a frequência de arranque do veículo e os quilômetros percorridos. Muitas partidas e alguns quilômetros tendem a indicar tráfego de curta distância, a solicitação correspondente para realizar a manutenção do carro acende mais cedo no painel, indicando o item que deve ser inspecionado.

Intervalos de manutenção de carro antigo

Intervalos fixos de manutenção de 15.000 e 30.000 quilômetros foram fornecidos para os modelos Volkswagen mais antigos, por exemplo. Assim que essa distância foi percorrida, é hora de ir para a oficina mais próxima. 

Quando realizar a manutenção anual do carro?

No caso de veículos que percorrem apenas alguns quilômetros, muitos fabricantes exigem que eles venham à oficina para a inspeção anual dentro de um ano. As etapas de trabalho individuais, o processo e os custos de uma inspeção anual diferem dependendo do fabricante e do veículo. Todo o trabalho de inspeção está listado em detalhes no manual do veículo.

Além de uma troca de óleo (incluindo filtro), a manutenção do carro anual também inclui uma a verificação de ou teste de luzes e eletrônica, escapamento, pneus, carroceria, interior, chassi, direção, freios e compartimento do motor. Se disponível, o computador de bordo do carro também é lido com software de diagnóstico especial e a memória de erros é apagada e reiniciada.

Quanto tempo pode atrasar a manutenção do carro?

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Os intervalos de manutenção do carro devem ser rigorosamente respeitados durante o período de garantia do fabricante. A não realização de uma inspeção anulará todas as reclamações por um defeito posterior. 

Além disso, os intervalos de inspeção também são baseados na vida útil das peças de desgaste típico, como velas de ignição e vários filtros e fluidos. Mesmo se você pular a inspeção regular, mais cedo ou mais tarde essas peças terão que ser trocadas. Aqui, além das oficinas autorizadas, existe a alternativa de fazer a inspeção em uma oficina independente, a qual é possivelmente mais barata.

Garantia do fabricante

Uma garantia é o serviço mínimo legalmente prescrito que se aplica a cada compra. Fabricantes de automóveis como a BMW mantém esse desempenho mínimo. A garantia do fabricante, por outro lado – este é o caso normal – é uma promessa voluntária do fabricante. 

Durante esse período, a montadora garante aos compradores de carros novos que o veículo está livre de defeitos. As reclamações também podem ser feitas após o período de garantia, desde que todos os intervalos de manutenção do carro sejam observados e o defeito ocorrido não for decorrente de desgaste, o fabricante ou importador pode contribuir com os custos. 

No entanto, este é um serviço voluntário e não tem que ser feito. Portanto, respeite os intervalos de manutenção para a segurança de condução.

Algumas peças e componentes do carro envelhecem e se desgastam durante a operação normal. Este desgaste deve ser observado profissionalmente e, se necessário, substituir as peças. Além disso, a manutenção regular e as inspeções anuais podem proteger o proprietário contra danos graves, acidentes e avarias. Lesões, altos custos de reparo e problemas de seguro podem ser evitados com relativa facilidade.

Mesmo aqueles que querem gastar o mínimo de dinheiro possível em seu carro antigo, são aconselhados a cumprir os intervalos de manutenção prescritos. Por um lado no interesse da segurança no trânsito, por outro lado no interesse da retenção de valor. 

Se todos os intervalos de manutenção foram observados, definitivamente seu veículo antigo terá valor no mercado, porque mostra que o carro sempre foi mantido adequadamente, o que é uma vantagem significativa na hora de revendê-lo.

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